comprar euro

Uma dúvida constante de quem viaja para a Europa é em relação a onde comprar euro. Normalmente, aqueles que pretendem visitar o continente europeu procuram por uma empresa de câmbio para comprar euro, a moeda usada em boa parte dos países do Velho Mundo. Esse costume é absolutamente compreensível, já que, em uma Casa de Câmbio brasileira, é possível tirar dúvidas, negociar a melhor cotação do euro e fazer um negócio vantajoso. Mas não só isso. É sabido que levar dinheiro em espécie é quase sempre uma boa opção para pagar as despesas no exterior.

Apesar disso, alguns especialistas afirmam que comprar euro no país de destino pode também ser uma boa opção. Isso porque o viajante fica livre do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto brasileiro. Desde maio do ano passado, o Governo Federal elevou o imposto na compra de moeda estrangeira em espécie de 0,38% para 1,1%, portanto, comprar euro, comprar dólar ou qualquer moeda estrangeira ficou um pouco mais caro.

No entanto, o turista que decida comprar euro no país de destino deve tomar alguns cuidados. Não são todos os países da Europa que aceitam o real. Além disso, a empresa de câmbio estrangeira escolhida pode não ter disponível no dia o valor correspondente em moeda local. Por isso, é importante checar antes na internet se o país para o qual vai viajar aceita a moeda brasileira. Hoje em dia é muito mais fácil obter informações sobre os países de destino e sobre as taxas que uma empresa de câmbio cobra por lá.

Outro ponto importante é a cotação do euro. O viajante fica sujeito ao valor da moeda estrangeira cobrada pelo país. Muitas vezes, esses valores não são tão bons quanto os praticados no Brasil. E, uma vez no país estrangeiro, não há como negociar uma taxa melhor. É importante lembrar que, caso o turista decida comprar euro no país de destino, existe um limite para valores em espécie. Ele não pode ultrapassar R$ 10.000. Caso precise levar uma quantia maior do que essa, é preciso preencher uma declaração de bens disponível no site da Receita Federal. O site da Receita traz uma espécie de cartilha que explica o passo a passo para declarar o dinheiro em espécie.

Dicas para comprar euro a um preço justo e para viajar tranquilo

Sempre que for comprar euro ou qualquer moeda estrangeira, é preciso que o viajante preste atenção alguns pontos importantes na hora de fazer qualquer negociação no mercado de câmbio. Algumas dicas são valiosas para que não se perca dinheiro nem se caia em ciladas. Procurar uma empresa de câmbio que ofereça taxas competitivas é o primeiro passo. Mas não só isso. É preciso pesquisar para saber se a Casa de Câmbio é idônea e confiável.

Acompanhe o mercado: é importante acompanhar a cotação do euro, ou mesmo a cotação do dólar, para saber como a moeda se comporta ao longo dos dias. Assim, é possível saber o melhor dia para comprar moeda estrangeira.

Compare preços: visite mais de uma Casa de Câmbio ou pesquise para ver qual tem valores mais favoráveis. Especialistas apontam que a diferença pode ser de até 5%.

Evite o cartão de crédito: além do IOF, as taxas cobradas pelas instituições financeiras em geral são mais altas.

Conheça o site: ter em mãos o site da empresa de câmbio com a qual você negocia moedas estrangeiras é importante. Isso porque é possível carregar seu cartão viagem pré-pago de outro país.

Não ande com valores altos: lembre-se que, mesmo na Europa, o turista está sujeito a roubos e furtos. Não vale a pena arriscar. Caso tenha levado uma grande quantia, guarde no cofre do hotel.

Quer comprar euro?

Fale com a gente!

DayCâmbio – Sua empresa de Câmbio Turismo & DayPay Western Union

Segurança, praticidade e as melhores taxas do mercado. Acesse www.DayCâmbio.com.br e compre agora, sem sair de casa.