Filhos que vão estudar fora, cursos internacionais, doações a empresas estrangeiras. Os motivos são variados, e é cada vez mais comum passar por situações em que se precisa fazer uma remessa internacional. Trata-se de um termo muito utilizado no dia a dia, mas que pouca gente conhece. Afinal, o que é uma remessa internacional e como se faz esse tipo de operação? É possível fazer isso com uma empresa de câmbio? Qual é o valor máximo dessa remessa de dinheiro? Por se tratar de uma operação de câmbio, a remessa internacional é regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e fiscalizado pelo Banco Central (BC).
No entanto, isso não significa que seja algo complicado ou burocrático, não sendo necessário nenhum tipo de autorização governamental para fazer a remessa internacional. Se a quantia enviada for inferior a R$ 3 mil, não é preciso nem mesmo formalizar um contrato de câmbio. Para entender melhor como funciona uma remessa internacional, é preciso saber que ela pode ser feita de duas maneiras diferentes:
- Ordem de pagamento;
- Pelos Correios.
Para fazer remessa internacional por ordem de pagamento, o remetente precisa procurar uma instituição financeira autorizada a operar no mercado de câmbio: pode ser um banco, Casa de Câmbio, distribuidora e sociedade de crédito, financiamento e investimento. A lista completa dos autorizados pode ser encontrada no site do BC. O pagamento pode ser feito em dinheiro se a quantia for de até R$ 10 mil; acima desse valor, é preciso efetuar por débito em conta, por transferência bancária ou por cheque.
Os documentos exigidos para a remessa internacional variam de acordo com a instituição. Normalmente os dados mais importantes são a identi?cação do remetente, da instituição no exterior para onde será feita a remessa, além do endereço e da identi?cação do bene?ciário.
Quais as taxas para remessa internacional?
Não existe valor mínimo ou máximo para a realização de remessas. Os preços cobrados pelo serviço podem variar, mas costumam incluir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), um percentual sobre o montante transferido, além de taxas administrativas.
Por isso, é importante contar com uma empresa de câmbio que ofereças as melhores taxas e condições para fazer uma remessa internacional. A Online Câmbio pode ajudar nesse processo, via DayPay Western Union. A DayPay Western Union é reconhecida em todo o mundo como empresa líder global em transferências internacionais de dinheiro, uma empresa com mais de 75 anos no segmento de pagamentos eletrônicos.
Quer fazer uma remessa internacional?
DayCâmbio – Sua empresa de Câmbio Turismo & DayPay Western Union
Segurança, praticidade e as melhores taxas do mercado. Acesse www.DayCâmbio.com.br e compre agora, sem sair de casa.